top of page

Olá vó Moza!


À hora que te escrevo esta carta são quatro e meia da tarde e estou em Jacarta, do outro lado do mundo. Sabes onde é que fica? Jacarta é uma cidade enorme e a capital da Indonésia. Fica bem perto de Timor-Leste. De Timor deves lembrar-te porque há aí um cantinho na tua memória afetada que ainda guarda as coisas do antigamente.

Estive aí, no Porto, de férias. Tive azar pois apanhei tempo esquisito, pouco calor e até alguma chuva. Nem parecia verão. Agora que me vim embora é que o verão chegou aí em força…mais do que devia! Estive aí e fui visitar-te. Dei-te beijinhos, abracei-te, ouvi em modo “repeat” as tuas histórias e queixumes, levei os miúdos comigo para que pudesses ver como estão crescidos mas, infelizmente, só conseguiste reconhecer o mais velho. Na tua cabeça a Catarina é uma bebé de 2 anos, é assim que guardas a memória dela antes da doença se ter verdadeiramente manifestado. A miúda despachada e tagarela de 5 anos que te foi visitar e que te trata carinhosamente por “Momoza” não é mais a menina pequenina que em tempos embalaste.

Escrevo-te e espero que te possam ler isto ou, melhor ainda, que tu própria o consigas fazer, sem ajudas.

Chegámos cá há quase duas semanas e por cá vamos estar bastante tempo. Este ano não te devo ir visitar no teu aniversário, nem no Natal mas vou enviar mensagens e vídeos como sempre faço todas as semanas para que nos possas ver, participar da nossa vida, rir com as traquinices dos miúdos e completar os desafios dos provérbios populares que o Fernando gosta de te lançar.

Ainda nos estamos a adaptar à cidade e a esta nova realidade mas está tudo a correr bem. No trabalho, o teu neto adotivo está a portar-se muito bem. Obviamente que há sempre muito para fazer mas ele está a gostar. Enquanto ele trabalha, eu e os miúdos passámos os primeiros dias a procurar casa e a recuperar o sono. Esta semana já está tudo mais calmo: arranjámos casa (daqui a uns dias mando-te fotos para que a possas ver), temos ido às compras, fomos conhecer a escola dos miúdos, comprámos mochilas e uniformes e temos passado belos momentos na piscina. Como eu costumo dizer, no casamento deve haver sempre equilíbrio…por isso ele trabalha e eu gasto! 😀😀😀 Daqui a uns dias vai começar um novo ano letivo por isso estamos a aproveitar ao máximo o sol, a água e a ausência de trabalhos de casa.

A cidade está a ficar toda engalanada. Dia 17 celebra-se o Dia da Independência e no dia seguinte começam os Jogos Asiáticos – uma espécie de Jogos Olímpicos onde apenas participam países asiáticos – que vão durar de dia 18 de agosto até 2 de setembro. É capaz de dar aí na televisão em Portugal.

Acredita que não sei como é que a cidade vai suportar o excesso de trânsito provocado pelos Jogos. Um dia normal de semana já é um absoluto caos. Lembras-te como nos queixávamos do trânsito em Santo Ovídio? Se os tugas vissem o que eu tenho visto estes dias nunca mais se queixavam de nada!

Se calhar não ias gostar de Jacarta. Muito calor, muita confusão, muito barulho, muita poluição, muitos mosquitos…tudo tão diferente do nosso Porto! Tão diferente e estranho ao primeiro contacto mas eu estou a gostar. A zona onde vamos morar tem ruas estreitas, muitas árvores e casas de um ou dois andares apenas. A confusão de trânsito anda lá bem perto mas não se ouve nada. O que se ouve bastante são as mesquitas. Por todo o lado há mesquitas e ouvem-se os chamamentos e os cânticos de vez em quando. Não é muito mau durante o dia (a maior parte das vezes nem me apercebo deles) mas dizem que o primeiro chamamento é por volta das 4.30 da manhã. Vai ser pior do que acordar com os galos da vizinha. 😱😱

Já aprendi umas palavritas e depressa descobri que isto aqui é bem mais fácil do que na China. Selamat pagi (bom dia), selamat siang (boa tarde), apa kabar? (tudo bem?), ya (sim), tidak (não), terima kasih (obrigada), maaf (desculpe)…não está nada mal para a segunda semana. A este ritmo daqui a um ano já sei quase tudo!

É preciso é ter espírito de aventura e aceitar a mudança de braços abertos. Acredito que este país nos vai trazer muitas coisas boas enquanto indivíduos e família. Oxalá daqui a quatro anos possamos estar cheios de pena de nos irmos embora.


Antes de terminar, o Fernando tem uma adivinha para ti. Preparada? Aqui vai então:

Quem semeia ventos…

(conseguiste adivinhar?😉)


Um beijinho grande dos quatro “indonésios”. Porta-te bem!😘😘😘😘

146 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

100 dias!

1 Comment


Inocêncio Soares
Inocêncio Soares
Aug 05, 2018

Infelizmente lembras-te de quem pouco se lembra de ti. A doença progride infelizmente.

Like
bottom of page