top of page

Explorando a Indonésia

Nesta página vamos dar-vos conta das nossas viagens pela Indonésia, das mais curtas às mais longas...de um dia, fim de semana prolongado ou férias grandes. A Indonésia não é só Bali ou Jacarta. Há muito mais para conhecer e explorar quando se vive num país com mais de dezassete mil ilhas. Venham daí conhecer a Indonésia connosco. 

Taman Safari em Puncak - Bogor

No passado dia 18 de agosto fomos, como vos disse aqui, ao Taman Safari em Puncak - Bogor. Uns meros 75 kms a sul da capital que nos levaram umas, pouco agradáveis, 4 horas de viagem de carro.

A quem visita Jacarta e tem alguns dias para explorar a zona eu aconselho vivamente esta saída. Partir cedo é imperativo e melhor ainda se for durante a semana. Nós saímos às 6h da manhã de um sábado e ainda assim apanhámos bastante trânsito. Levar snacks e água também convém. Nós levámos bastante mas, como bons bules* que somos, não resistimos a uma paragem na Starbucks para uma dose dupla de cafeína.

Ao aproximar do parque vão encontrar imensos vendedores de rua. Vendem petiscos locais (não sei dizer da qualidade e frescura dos mesmos pois não chegámos a comprar nada), água fresca, bananas e cenouras. As últimas não estávamos a entender para que serviam mas, uma vez a fazer o safari, percebemos que eram para alimentar os próprios animais.

O parque foi construído em 1980 e aloja mais de 2000 animais. A entrada custa cerca de 16€ (adultos) e 14€ (crianças). Para nós foi um pouco mais barato porque existem preços especiais para indonésios e estrangeiros residentes (o nosso caso). O bilhete inclui o próprio safari e uma série de “espetáculos” com animais: golfinhos, camelos, cangurus, elefantes…

O que é um safari? Um safari é uma expedição cujo objetivo principal é a observação de animais selvagens no seu habitat natural. Embora no caso deste parque os animais não estejam propriamente no seu meio, nota-se que houve uma preocupação por parte dos seus responsáveis em criar-lhes as melhores condições possíveis, permitindo aos animais viverem bem e aos visitantes usufruir de momentos únicos com animais fora das suas jaulas.

Neste parque a atração principal é então percorrer todo o espaço indicado com o nosso próprio carro e alimentar animais à mão. Claro está que nem todos os animais podem ser alimentados assim. Zebras, girafas, lamas, veados, entre outros, fazem as delícias de miúdos e graúdos. Na zona dos felinos são bem visíveis as indicações proibindo os visitantes de sair dos seus carros, de abrir as janelas e de alimentar qualquer animal. Para os amantes dos gatos selvagens é possível, no final do safari, dirigirem-se ao baby zoo e aí alimentarem tigres bebés e até tirar fotos. Nós não tivemos tempo de fazer isto nem de ver nenhum dos shows disponíveis por isso dizemos que vale a pena ir cedo, programar bem a visita, ficar até mais tarde e, se possível, pernoitar na zona.

O parque oferece ainda algumas opções de restauração com pratos locais e internacionais, snacks e até café expresso e donuts. Após o almoço resolvemos voltar a Jacarta e assim evitar o trânsito no regresso. Saímos por volta das 15h mas é possível ficar no parque até mais tarde.

Para quem quiser aproveitar e conhecer melhor o Taman Safari e a região, o parque também providencia alojamento mas em toda a área envolvente de Puncak e Bogor (mais fresca e menos poluída do que a capital) existem bastantes hotéis com preços razoáveis. E se decidirem passar lá mais do que um dia, por que não aproveitar para visitar o Palácio Presidencial em Bogor ou os Jardins Botânicos que são extremamente bonitos? Fica a dica…

É uma visita agradável, os miúdos gostam, os adultos também e é muito bom ver que, apesar de não estarem livres, os animais estão em boas condições e são bem tratados.

 

*bule = estrangeiro

IMG-20180819-WA0139.jpg
20180818_094616.jpg
20180818_121408.jpg
IMG-20180819-WA0123.jpg
20180818_124416.jpg
bottom of page